Qualificação profissional
Parceria entre MiniCom e Febratel tem como meta capacitar mais de 15 mil pessoas no ano que vem
por
Portal Brasil
—
publicado
26/09/2013 17:36,
última modificação
26/09/2013 17:41
O setor de telecomunicações oferece cursos de capacitação em áreas de instalação, manutenção e reparos na infraestrutura de telecomunicações. O Pronatec Telecom qualificará profissionalmente neste ano 1.010 pessoas, em vários estados brasileiros.
Ao longo do ano de 2014, novas turmas serão abertas e, ao todo, o projeto pretende qualificar mais de 15 mil pessoas.
O Pronatec Telecom, que prevê investimentos de R$ 26 milhões, foi aprovado no ano passado e lançado em maio por meio de acordo de cooperação técnica entre o Ministério das Comunicações e a Federação Brasileira de Telecomunicações (Febratel).
Com isso, o setor de telecomunicações passou a apoiar ações de qualificação profissional desenvolvidas no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – o Pronatec, do Ministério da Educação, que visa ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
Além de subsidiar o Ministério das Comunicações com informações para o desenvolvimento de mão de obra qualificada para o setor, a Febratel também monitora a execução dos cursos, articula vagas de emprego no mercado de trabalho, realiza intermediação da mão de obra e atua junto a parceiros ofertantes na elaboração das grades curriculares.
Cursos
No próximo mês de outubro, começam sete cursos, ofertados pelo Senai, em Brasília, Campo Grande, Curitiba e Porto Alegre, para formar cabistas e instaladores e reparadores de redes de telecomunicações. E em novembro e dezembro serão lançados outros cursos.
Os cursos são gratuitos e os selecionados recebem ainda ajuda de custo de alimentação e transporte. Para fazer a inscrição, o interessado pode ser indicado por uma empresa de telecomunicações ou pode procurar diretamente nos sites da Febratel e Telebrasil. Também nos sites é possível consultar a relação dos cursos e o número de vagas disponíveis. Não é exigido do interessado que esteja empregado no ato da inscrição.
O Pronatec Telecom dá sequência a uma atuação constante do setor de telecomunicações no sentido de investir em estudos, pesquisas, inovação tecnológica e capacitação profissional, contribuindo para a política nacional de inclusão social, gerando empregos e facilitando o acesso dos brasileiros à conectividade.
Fonte:
Ministério das Comunicações
Nenhum comentário:
Postar um comentário